QUILOMBO UM SONHO, UMA LIBERDADE

Publicado: novembro 20, 2008 em Sem-categoria

jea

Em 1600 começava a formação dos quilombo, onde escravos e escravas de um engenho de cana se rebelavam. Para não serem capturados pelos capitães do mato, dicidiram ir para uma região coberta de florestas e montanhosa.

Quilombo quer dizer povoação, união. Assim eles chamavam seus povoados.

Para esses   povoados vinham pessoas negras das mais diferentes origens africanas, com diferentes tradições religiosas e de costumes. Não só os negros ou etnias africanas que procuravam povoados  livres, mais indíginas, descendentes de europeus pobres e mestiços.

Onde ser destacou um jovem negro , chamado zumbi, nasceu em palmares em 1655, 55 anos depois da formação do povoado do quilombo, prissioneiro ainda recém-nascido, foi entregue a um padre, educou, ensinando-lhe latim, português e o amor à vida livre. Aos 15 anos, fugiu para palmares, onde tornou um grande lider e até hoje e lembrado por suas luta de um povo livre onde todos como indio, negro, descennte europeu e mestiços pudesse esta junto unido e povoando em mesmo luga sem preconceito de cor.

Hoje tanto negro como brancos celebra esta vitória onde todos são iguais não existindo preconceito de cor ou etnia ou raça, todos tendo uma CONCIÊNCIA NEGRA.

Para zumbi, o mais importante não era ele viver livre, mais libertar todos os negros ainda escravos, e preferiu lutar até a morte pelo seu ideais…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s