Arquitetura Contra o Crime

Publicado: março 8, 2008 em Sem-categoria

 Por Ten.-Cel. PMPR Roberson Luiz Bondaruk

Desde tempos imemoriais o ser humano aprendeu a manipular o comportamento através da alteração de determinadas características ambientais, com vistas à obtenção de determinadas atitudes pretendidas por quem construía tais ambientais.

Ao adentrarmos uma igreja somos imediatamente induzidos a um sentimento de introspecção, causado pelo nível de luminosidade, cores e texturas das paredes, formato de portas e janelas, temperatura do ambiente, entre outros detalhes, os quais são propositadamente dispostos, visando produzir esta sensação em quem ali permanece.

Igualmente, em algumas lanchonetes do tipo fast food (refeições rápida), as das embalagens e os cartazes, induzem a um aumento do desejo de se alimentar, enquanto assentos menos confortáveis influenciam o cliente a não permanecer tempo prolongado ali.

É o caso também do ambiente do metrô, nos grandes centros, que é normalmente limpo e arrumado e induz os seus usuários a um respeito com a ordem ali estabelecida, ao contrário do que ocorre no espaço urbano ao entorno deste, onde ruas e praças com presença de lixo e outras formas de incivilidades, ainda que pequenas, são palco de delitos e problemas sociais de toda a natureza.

Assim, se analisamos as características ambientais dos locais onde os delitos ocorrem podemos inferir quais são tais características e eliminá-las ainda na fase do projeto, prevenindo uma infinidade de problemas que este espaço poderia provocar no futuro, por não levar em conta tal aspecto.

É esta a idéia básica da Prevenção do Crime Através da Arquitetura Ambiental ou simplesmente Arquitetura Contra o Crime (AMARO: 2006).

O espaço urbano das cidades brasileiras, seja público ou privado, apresenta frequentemente algumas características que por vezes facilitam ou induzem à prática de delitos, havendo poucos estudos, em nível nacional, a respeito de como esta influência ocorre.

Estabelecer os níveis de tal influência na criminalidade é um tema de fundamental importância para os órgãos de segurança, bem como para todos os demais setores da sociedade. Isto será um importante avanço, no sentido de se identificar quais as causas que geram a criminalidade neste particular aspecto, que não apenas as decorrentes das falhas ou omissões da polícia. Parte-se assim do princípio de que detalhes nas características arquitetônicas, urbanísticas e paisagísticas da cidade, podem influir diretamente nos níveis de criminalidade, no espaço considerado.

A busca por melhores níveis de segurança nas cidades brasileiras, não pode se pautar apenas nas formas tradicionais de atuação repressiva. A busca de soluções pacíficas para o crime e o medo do crime passa pela abertura de novos campos de ações, idéias, estudos e pesquisas, dos quais a Arquitetura Contra o Crime é um excelente exemplo.

Arquitetos, engenheiros, urbanistas, designers industriais, comerciantes e a comunidade em geral podem contribuir de forma efetiva para a resolução de muitos problemas que tornam a segurança pública um problema tão sério em nosso país. Cada um no seu campo de atividade, com suas idéias, sua criatividade e seu espírito de colaboração podem se constituir num importante apoio para os órgãos de segurança já tão assoberbados pelas crescentes demandas que hoje observamos no cenário da sociedade brasileira.

Constata-se assim que a Arquitetura Contra o Crime é também uma estratégia de Polícia Comunitária, pois esta propõe a resolução preventiva de problemas que geram insegurança, enquanto ainda é possível e mais fácil evitá-los sem prejuízo para o tecido social.

O povo brasileiro é mundialmente famoso pela sua criatividade e pelo “jeitinho” de fazer as coisas de forma diferenciada. Por que não usar este “jeitinho” para nas soluções dos pequenos delitos, se criar ambientes urbanos mais seguros, através de idéias criativas, inteligentes e principalmente baratas?

É possível sim! È é nessa linha de iniciativas que repousam muitas das soluções que podem fazer do nosso Brasil amado, um país mais seguro para nós e para as gerações que ainda estão por vir.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s