SAIBA TUDO SOBRE HEPATITES VIRAIS

Publicado: agosto 30, 2009 em Sem-categoria

O que são hepatites virais?

Existem 5 tipos de hepatites virais: A, B, C, D e E. Costumam causar inflamação no fígado, mas, freqüentemente quem está ou esteve doente pode não saber, pois por vezes evolui sem sintomas e sinais. São transmitidas por diferentes modos e cada uma pode ser prevenida tomando-se alguns cuidados.

Os vírus A e E são transmissíveis pela via fecal-oral, ou seja, ingestão destes vírus (água, alimentos e de pessoa a pessoa) e os vírus B/D e C pela via parenteral (sexual, sangüínea, produtos hemoterápicos e de mãe para filho).

HEPATITE A

Como se pega hepatite A?

Consumindo água, gelo ou alimentos crus, contaminados com fezes de pessoas doentes.

Quem tem mais risco de pegar hepatite A?

Pessoas que morem, trabalhem ou viagem para locais onde a água e/ou esgoto não sejam tratados de forma adequada.
Pessoas que não têm os cuidados básicos de higiene (lavagem das mãos e cuidados com a água e alimentos consumidos) ou alimentem- se em locais onde não haja estes cuidados.
Pessoas que morem ou trabalhem onde haja alguém com a doença.

Quais são os sintomas e o que mais se deve saber sobre a hepatite A?


A hepatite A é freqüentemente assintomática em crianças.
Os sintomas mais freqüentes são: náuseas, vômitos, olhos amarelados, urina escura (cor de coca-cola), dor no estômago, febre, perda de apetite e cansaço.
Normalmente, não é uma doença grave, mas pode complicar-se e até matar.

Como você pode se prevenir da hepatite A?


Lave as mãos após usar o banheiro, trocar fraldas e antes de comer ou preparar alimentos.
Os alimentos devem ser fervidos por 1 minuto antes de serem consumidos.
Os alimentos ingeridos crus devem ficar durante 30 minutos em solução preparada com uma colher de sopa de hipocloritode sódio 2,5% (água sanitária) em 1 litro de água.
A vacina está disponível, no momento, apenas em situações especiais. Procure o Posto de Saúde para informações a respeito dos critérios para se vacinar.

HEPATITES B E C

As hepatites B e C são sérias?


As hepatites B e C crônicas são doenças hepáticas de longa duração que podem ser transmitidas mesmo que a pessoa infectada não apresente qualquer sinal/sintoma.
Os vírus das hepatites B (VHB) e C (VHC) podem causar câncer de fígado.
Mesmo que você já tenha tido hepatite A você pode vir a ter hepatite B e/ou C. O VHB e o VHC podem sobreviver durante dias em objetos contaminados como: alicates de unha, lâminas de barbear, material cirúrgico ou dentário, superfícies expostas à sangue e fluidos contaminados, pois são vírus muito resistentes no meio ambiente. Oito em cada dez pessoas que pegam hepatite C tornam-se indefinidamente portadores do VHC. Muitas dessas pessoas não adoecem, mas algumas desenvolvem, anos depois, hepatite crônica, cirrose e insuficiência hepática.

Como o VHB e o VHC podem ser transmitidos?

Através do contato sexual (principalmente o VHB) ou com sangue de uma pessoa infectada.
Uma mulher infectada pode transmitir os vírus ao bebê durante o parto. Não se pega hepatite B ou C através de: doação de sangue, espirro ou tosse, beijo ou abraço, pratos, copos, talheres, leite materno, água ou alimentos, contato casual.

Como saber se você está com hepatite B ou C:

As hepatite B e C são infecções freqüentemente assintomáticas, ou seja, não apresentam sintomas. A maioria das pessoas só descobre que tem (ou teve) hepatite B ou C depois de alguns anos, muitas vezes por acaso, atráves dos testes sorológicos para esses vírus.

Somente o teste sangüíneo para hepatite B e para hepatite C pode lhe dar certeza. Procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência ou seu médico no caso de:
– apresentar sinais/sintomas de hepatite (cansaço, dor no corpo, dor de estômago, olhos/pele amarelada ou urina escura).
– achar que teve contato com alguém com hepatite B ou C.
– ter recebido transfusão de sangue/hemoderivados (principalmente se tiver sido realizada no interior do país ou antes de 1986).
– os recém-natos de mães positivas devem ser vacinados nas primeiras 12 horas de nascimento.

Como se proteger da hepatite B e C?


Coloque em prática o sexo seguro: use camisinha. O caminho mais seguro de prevenir a transmissão sexual de uma doença é a relação estável, com o seu parceiro sexual.
Prevenção é uma via de mão dupla nas relações sexuais.
Se você usa drogas, procure ajuda para parar. Não compartilhe canudinhos, seringas e agulhas, pois são possíveis fontes de contaminação. Nunca compartilhe objetos que podem conter sangue, inclusive lâminas de barbear, alicates de unha, escovas de dentes, pois são objetos de uso exclusivamente pessoal.
Pense sobre os riscos de fazer uma tatuagem ou piercing, uma vez que são procedimentos de risco, quando o material não é esterilizado corretamente. Para evitar hepatites B e C, saiba que o material deve ser descartável ou esterilizado em: autoclave a 121ºC por 20 minutos, estufa ou flambagem a 170 ºC por 2 horas.
Assegure-se com seu médico sobre a criteriosa indicação de uma transfusão sangüínea, quanto à origem do produto hemoterápico e se foram realizados todos os testes sorológicos exigidos.
A vacina contra a hepatite B (segura e eficaz) está disponível, no momento, nas unidades básicas de saúde para situações específicas. Procure o Posto de Saúde e tome conhecimento destas situações específicas.

As informações foi tirada do site da SECRETARIA DE
SAÚDE E DEFESA CIVIL RIO DE JANEIRO

About these ads
comentários
  1. fernanda disse:

    Estas informações são muito úteis!!!!! Parabéns!
    Aproveito para divulgar um site português:
    Associacão para o Estudo do Fígado, (APEF) que contém informacões igualmente úteis.
    http://www.apef.com.pt

  2. luiz farias disse:

    Gostei muito da informação que foi passada, pois tenho uma irmã que tem essa doença, e não sabia dessas informações. um abraço.

    • tauana aguiar disse:

      que pena meus pesames se ela morrer porque uma tia minha morreu por culpa dessa doencça

      • MARIA GROSSI disse:

        SUA PALAVRAS SAO CHEIAS DE AMARGURA,NAO TRATE AS PESSOAS ASSIM,DESEJE O BEM E COLHE-RA O BEM QUE DEUS TENHA RECEBIDO A ALMA DA SUA TIA COM MUITA LUZ,SEJA FELIZ E USE DE PALAVRAS POSITIVAS E TUDO NA VIDA SERA MAIS FACIL”FELIZ ANO NOVO”AMEM”

    • Alagoas Atual disse:

      Sr Luiz, todo cuidado e pouco! Além dos sintomas relacionados diretamente à hepatite, o vírus pode desencadear o aparecimento de outras doenças através de estimulação do sistema imunológico. ela sempre deve ser
      orientada pelo médico dela.

  3. tauana aguiar disse:

    essas paginas estao acontecendo o seguinte fazem as perguntas e depois não botam as resposta para que fazer as perguntas entao

    • givaldoluiz disse:

      Amiga Tauana como no blog alagoas atual tem muitos posts, a muitos comentario para ser respondido, nos que fazemos parte de alagoas atual respondemos todos, sabemos que demoramos mais respondemos todos! Um Grande Abçooooooo

  4. washington cruz disse:

    bom dia gostaria de saber uma lista de alimentos q/eu comer tenho hepatite viral c

    • Alagoas Atual disse:

      Sr Weshington Com a exceção do uso do álcool, que leva a piora da evolução da doença, não há nenhuma restrição nutricional específica para portadores de hepatite C. Situações especiais, como “cirrose” com “ascite” ou “encefalopatia hepática”, ou a presença de outra doença associada, no entanto, podem indicar restrições dietéticas adicionais, conforme orientação do seu médico ou do nutricionista.

  5. emerson sandro disse:

    muinto boa as informações que nesta pagina se encontra para sabermos como se prevenir-mos de doenças que para populações não sabem como lidar com a hepatete .

  6. Gostei muito destas informaçoes!! Hj fiquei sabendo que tive o tipo E, o medico logo disse para eu tomar a vacina contra a B.Ja tomei, asegunda è daqui 4 semanas e a terceira e ultima daqui 7 meses!! Estou feliz e tranquila por cuidar da minha saude, para que no futuro eu nao venho a ter serios problemas com >Hepatites…nem eu ,nem meu marido e meus futuros filhos!! Faça logo um exame de sangue e certifique-se que està tudo bem tambèm com voce!!

  7. Natália disse:

    Não tem a hepatite A

  8. adrielly disse:

    legal esse blog de vcs, adorei!
    bjus da turma de enfermagem de paracuru da escola abigail sampaio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s